Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

As maiores Polêmicas do Brasileirão .


     Olá pessoal , gostaria de agradecer a todos que estão prestigiando a minha estréia nesse conceituado blog , e gostaria de agradecer ao Kléber pela a oportunidade que ele me deu em escrever aqui toda quarta feira . e hoje na minha estréia , estarei contando a todos vocês algumas polêmicas do Campeonato Brasileiro desde 1971 até 1989 , pois como temos muitas polêmicas decidi separar as polêmicas do Brasileirão em duas partes , e na semana que vem coloco as maiores polêmicas de 1990 até 2009 . E espero de alguma maneira estar contribuindo com o blog através dos meus conhecimentos que eu adquiri através dos tempos....... Espero que vocês gostem e boa leitura a todos .
O primeiro caso de doping
18/11/1973

     Campos, do Atlético-MG, foi o primeiro jogador flagrado no exame antidoping na história do Brasileiro. Após a marcar os gols do seu time na vitória por 2 a 1 contra o Vasco, foi constatada a presença da substância efedrina em sua urina. Ele ficou seis meses suspenso.

Campeão de público

19/06/1974

     O Nacional de Manaus perdeu para o Goiás por 3 a 0 e, apesar da 17ª colocação em seu grupo, foi para a fase seguinte. O regulamento daquele ano previa duas vagas aos clubes com melhores públicos do torneio.

Mudança de mando

01/08/1974

     A CBF se apoiou em uma brecha do regulamento para mudar o local da partida decisiva do torneio. Por ter melhor campanha, o Cruzeiro deveria jogar em casa, no Mineirão. Mas devido a uma “tentativa de agressão de um dirigente”, o mando de campo foi invertido. A partida foi no Maracanã e o Vasco foi o campeão.

Vetado na final

05/03/1978

     Reinaldo, artilheiro do campeonato de 1977 com 28 gols, deveria cumprir suspensão de um jogo e a CBF decidiu que seria somente no jogo final contra o São Paulo. No fim, o Atlético-MG, mesmo com 10 pontos a mais que o clube do Morumbi, amargou o vice-campeonato.

A expulsão de Leão

10/08/1978

     No primeiro jogo da final entre Palmeiras e Guarani, o goleiro Leão foi expulso por supostamente ter acertado um soco em Careca, do Guarani. Leão sempre negou a agressão, versão que foi confirmada posteriormente pelo atacante. No lance do pênalti, o Guarani fez o gol da vitória por 1 a 0.

Coração de mãe

20/09/1979

     Esta edição contou com o número recorde de participantes: 94. Devido ao calendário inchado, Corinthians, Santos e São Paulo pediram à CBF para entrarem apenas nas fases finais. O pedido foi rejeitado e os clubes não disputaram o torneio.

Agressão no vestiário

26/04/1981

     O Botafogo jogava pelo empate contra o São Paulo no Morumbi e vencia por 2 a 1. No intervalo, o árbitro Bráulio Zannoto é cercado e ameaçado por seguranças do clube paulista por suposto favorecimento aos cariocas. O São Paulo virou o jogo e, anos depois, Zannoto disse que foi agredido e que errou em não paralisar o duelo.

Cabe mais um?

23/01/1983

     Neste ano, os oito primeiros colocados do Paulistão disputariam a Taça de Ouro, primeira divisão nacional. Mesmo assim o Santos, nono no Estadual, foi convidado pela CBF. Acabou como vice-campeão.

Abaixo o rebaixamento

29/01/1987

     20 clubes deveriam ter sido rebaixados para a Taça de Prata após o torneio de 1986, mas isso foi desconsiderado depois de uma virada de mesa. Com a organização do Clube dos 13, todos foram convidados a participar do campeonato seguinte e divididos em módulos, sem ser respeitado nenhum critério técnico.

Dois campeões

13/12/1987

     Com problemas financeiros e administrativos, a CBF havia anunciado que não organizaria o torneio daquele ano. Coube ao recém-formado Clube dos 13 fazê-lo. Mas a Confederação voltou atrás e foi criada a Copa União, em dois módulos, que previa um quadrangular com os dois melhores de cada módulo. Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde, se recusaram a participar do cruzamento. Sport e Guarani venceram os jogos por W.O. e, na final, o time pernambucano ficou com o título.


Tribunal de “Injustiça”

22/10/1989

     O Coritiba queria disputar sua partida decisiva do primeiro turno no mesmo horário que seus adversários diretos, algo que o Vasco havia pedido e conseguido. Mas a CBF rejeitou o pedido o time paranaense. Em protesto, o clube deixou o Santos esperando no gramado e não apareceu para jogar. Como punição, foi suspenso por um ano das competições e rebaixado à Série B.

Eliminação extra-campo
 ______________________________________________________________________

4 comentários:

  1. Olha cara sabia que podia contar com você para me ajudar a deixar esse blog mais interessante, você acertou o tipo de noticia que estava faltando para deixar nossos leitores mais familiarizados com o bolão obrigado e confesso que já estou curioso para quarta feira que vem.....

    ResponderExcluir
  2. blz Fabio ainda bem que está escrendo as historias sobre o campeonato brasileiro . pq acho que vc daria a bom jornalista esportivo. não estou puxando a saco é verdade sei alguma coisa tbm mais só historia do meu time que é o tricolor. Fabio para quem não conhece sabe historias de todos times. além do time que torce . que é o corinthians só que esse time não tem muitas historias para contar só historia de decepção rsrs. brincadeira Fabio . então espero que gostem das historias do Fabio. mais vou logo avisando eu vou ganhar esse bolão rapazeada rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fabio...
    Este blog a cada dia que passa tem superado minhas espectativas..
    Ta ficando mto interessante mesmo,com materias que só vem a acrescentar.
    Gostei do texto,tem informações de quando eu nem era nascida, e olha que já sou velha ein...
    Seja bem vindo as matérias de quarta feira.
    E a proposito,vc é irmão de matuzalém...???
    rsrsrsrs???
    Em 79 eu nem sonhava em nascer...hauhauhauhauhauhau...
    Brincadeira...
    Ta bem legal mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Muito legal hein Fábio. Mas poxa, em 79 vc colocou que o Palmeiras perdeu pro Guarani, por que não focou na campanha invicta do Inter? rs...
    Faltou colocar sobre o título mandrake do SPFC em 77, né? Puxaram o tapete do Galo.
    E que bom ver que mais alguém concorda a respeito do título do Sport em 87. Chuuupa Flamengo! =)

    ResponderExcluir